segunda-feira, 3 de maio de 2010

Objeto interativo com circuito

Aqui estou eu à uma da manhã de um quatro de maio, publicando o que deveria ser meu objeto interativo com circuito depois de passar duas semanas e meia inteiramente voltadas para esse objetivo.

O que passa, no entanto, é que após todo esse tempo de abdicação ao sono, a Resistencia de Materiais, a Desenho Projetivo e a minha vida normal, o que tenho a apresentar-lhes não é mais que um protótipo tão incipiente que seria desastroso levé-lo até a faculdade.

Várias idéias me passaram na cabeça de diversos tipos de objetos, a maioria com muito pouca interatividade. Como havia dito anteriormente minhas primeiras ideias teriam a ver com uma plataforma de trem escura que a medida que a locomotiva passasse pelo trilho iluminaria o local que passou revelando cenas de despedida. Porém era extremamente visual e ia ao sentido contrario do procurado pelos professores. Voltei então ao meu ponto zero e permaneci assim por dias até que resolvi comprar alguns elementos pra montar algum circuito e ver se poderia tirar alguma ideia dali.

Fiz varios testes e alguns de meus leds foram embora com eles, mas nenhuma ideia convincente me aparecia, comecei a pensar em algo com relação a roupa, poderia espalhar frases nas roupas que se acenderiam através de "liga-desligas". De novo me deparei com a questão da interatividade muito baixa e da dificuldade em colocar bateria(s) que contivesse(m) volts suficientes para acender tantos leds sem pesar demais o vestuário. Mais uma que não funcionava.

A minha próxima "grande" ideia foi utilizar um xadrez magnetico e acionar circuitos diferentes com sensores de imã namedida que se jogava. Mas (sempre um mas) os imãs do jogo eram fracos demais para acionar os sensores.

Ao chegar a sexta-feira passada esgotada a única coisa que eu conseguia perceber era o quanto era legal ativar circuitos criados na hora quando eu me despregava da ideia já quase insuportavel a essa altura de ter que ter um objeto pronto até dali a três dias. E foi daí que eu tirei a ideia que eu considerei se encaixar melhor ao solicitado: criar uma "tábua de experimentação". Juntei então o material já comprado, olhei o que mais poderia colocar para um maior número de circuitos diferentes (além de mais leds, e sensores de imã, tambem LDR, Relé, motor, ventilador e buzzer) e fui novamente às ruas.

Muitas horas e notas ($$$$) depois eu tinha meu material para construir o tão conturbado objeto. A ideia era fincar em isopor forrado com cartolina ou em EVA todos os sensores e atuadores comprados virados para o mesmo lado, do outro teríamos a parte que passa a corrente destes elementos. Separadamente haveriam fios de cobre de tamanhos variados, alguns ligados a baterias com diferentes volts para que a pessoa que fosse mexer no objeto pudesse criar seu próprio circuito. Houveram dois problemas: ao distribuir os elementos sobre o EVA não consegui passar a corrente pelo fio de cobre o que acabou com todo o trabalho, resolvi que voltaria a loja no sabado e procuraria então um outro fio, mas me esqueci que sabado era feriado. Durante o fim de semana tentei várias vezes criar a corrente mas não consegui.

Hoje durante a aula ao conversar com meus colegas resolvi usar papel alumínio, que embora fosse muito disforme passava a corrente e era de fácil manuseio, o que seria uma boa vantagem em se tratando do proposito de experimentação.
Mas ao contrário do que imaginei o Papel Aluminio deu muito mais trabalho pois se partia facilmente. Consegui finalmente enrolando o papel no fio de cobre algo mais estavél porem todo o tempo gasto para criar a corrente me impediu de finalizar o objeto de modo a ser carregável e demonstrável perante a turma.












Nenhum comentário:

Postar um comentário